quarta-feira, julho 06, 2011

CRIME E CASTIGO- Dostoiévski

Consegui acabar. Me sinto uma heroína por chegar ao fim desse romance, e agora entendo porque as pessoas que lêem tendem a "se achar", porque não é para qualquer um engolir essa obra até o fim, até eu "estou me achando". Mas não pense que é uma obra ruim.

Eu faço curso de direito e muitos dos meus professores indicaram essa obra, e por sinal, essa é uma curiosidade que não foi saciada, o que essa obra tem haver com direito? Ela é pura psicologia, ela mergulha no interior dos personagens, e do protagonista em especial, que deixa o leitor sem fôlego, e por sinal é nesses momentos que a leitura fica lenta, porque fica difícil seguir de uma vez só. De direito mesmo só tem 3 coisas: o fato criminoso, uma forma inteligente de investigação e a importância da psicologia para entender melhor os fatos, que na visão jurídica tradicional, geralmente, não passa de fatos.

A linguagem é muito fácil, quase coloquial, com as devidas proporções da época, 1866.

Mas a parte decepcionante para mim, é que o livro alcança seu ápice de atracão, pelo menos do meu interesse, no final, e o mais revoltante, eu acho que o autor compartilha da minha opinião.... muita pretensão minha? Não é não, ele mesmo diz que essa parte realmente é interessante e completa: "Isso poderia ser tema de uma nova narrativa... mas a presente narrativa termina aqui. " :/ e diante da intimidade que passamos a ter nesses 7 meses, posso ousar dizer, que é a cara dele fazer isso. hehehe

É isso, leiam, ler sempre vale a pena, mesmo quando um castigo. Afinal é um clássico, e como diz meu chefinho, todos os clássico devem ser lidos, pois para serem clássicos tem algo para ser. Sem contar, que é uma obra que rende um papo legal no happy hour, claro se você achar pessoas que o tenha lido. ;)

E agradeço a uma pessoinha especial, que me presenteou com uma obra tao instigante, e que de forma surpreendente conseguiu le-lo em um mês, e por essas e outras que ele faz parte do "hall" dos meu inspiradores por uma pessoa melhor. Thanks.

2 comentários:

Andre disse...

Parabéns!!! Conseguiu vencer mais esta etapa, heauheuhauheuah. Ah, lembre-se que não importa se o livro tem haver ou não com direito, e sim, que ao ler esse livro seu horizonte se expandiu um pouco mais.
Ps: Pessoinha ficou muito agradecido.
Ps2: Porque você mencionou suas conclusões (preliminares é verdade) sobre o livro de Srª. Austen??? Agora vou ficar pensando nisso.
:)

Andre disse...

Meio solitário aqui, não é?
Ninguém comenta, nem discorda... Vou aparecer mais por aqui.